Vacina Herpes Zóster: Quem deve tomar, doses e reações

O herpes zóster, também conhecido como "cobreiro", é causado pelo vírus varicela-zóster (VVZ), responsável pela catapora. Essa condição pode resultar em dores intensas e desconforto na pele e nervos, acompanhadas por lesões avermelhadas com bolhas. Além disso podem ocorrer complicações vasculares graves.

A doença ocorre quando o VVZ é reativado em indivíduos que tiveram catapora anteriormente, desencadeando dor, erupção cutânea vesicular e complicações como a neuralgia pós-herpética. 

A vacina herpes zóster foi desenvolvida em duas doses para prevenir essa enfermidade e suas complicações.


Quem deve tomar a vacina Herpes Zóster?

A vacina contra o herpes zóster é recomendada principalmente para adultos com mais de 50 anos, considerando o aumento significativo do risco com a idade. Pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos, devido a condições como HIV ou tratamentos imunossupressores, também são candidatas ideais a partir dos 18 anos.

A vacina é administrada em duas doses, com um intervalo de dois meses entre elas.


Existem efeitos colaterais da vacina Herpes Zóster? Quais são?

A vacina herpes zóster é segura e eficaz contra a doença, os seus efeitos colaterais geralmente são leves, sendo eles: dor no local da aplicação, vermelhidão, inchaço e coceira. Sintomas como febre, dores de cabeça ou fadiga, podem ocorrer, mas são passageiros e de intensidade baixa.


A vacina Herpes Zóster é eficaz em pessoas que já tiveram herpes zóster no passado?

Sim, a vacina herpes zóster é recomendada mesmo para aqueles que já tiveram a doença. Ela ajuda a prevenir a reativação do Vírus Varicela-Zóster (VVZ), reduzir a gravidade da recorrência e diminuir o risco de neuralgia pós-herpética, com uma eficácia estimada em 90% para quadros mais graves.


Por que a vacinação contra herpes zóster é especialmente importante em idosos?

A vacina herpes zóster é extremamente importante para os idosos, pois a idade é um dos principais fatores de risco da doença. O enfraquecimento do sistema imunológico relacionado à idade aumenta a suscetibilidade a infecções virais, como o VVZ. Além disso, os idosos têm maior probabilidade de sofrer complicações graves do herpes zóster, incluindo a neuralgia pós-herpética, uma dor crônica após a resolução das lesões cutâneas.

A vacinação desempenha um papel crucial na saúde pública, reduzindo a incidência do herpes zóster, evitando a propagação do VVZ quando reativado e prevenindo a transmissão para indivíduos não infectados.


Onde tomar sua vacina herpes zóster?

Tome sua vacina herpes zóster em uma unidade do Labs a+, não é necessário agendamento prévio. Você também pode optar pelo Atendimento Domiciliar Labs a+, que te permite realizar exames e vacinação na comodidade da sua casa, no trabalho ou onde preferir, sem pagar nada a mais por isso. Acesse o site e agende agora mesmo o seu atendimento.


03/06/24

03 de junho de 2024

Compartilhar:

Últimas Notícias

    Ver todas as notícias