Ressonância Magnética: O que é, Como funciona e mais

A ressonância magnética (RM) é uma técnica avançada de diagnóstico por imagem que permite uma visualização detalhada do interior do corpo humano, possibilitando a obtenção de imagens tridimensionais de modo não invasivo.

Diferentemente de outras modalidades de imagem, como o raio-x, a ressonância magnética não utiliza radiação ionizante, tornando-a uma opção segura e eficaz para uma variedade de aplicações médicas.

Como funciona a ressonância magnética

O princípio fundamental por trás da ressonância magnética é a interação dos prótons, principalmente dos átomos de hidrogênio presentes na água dos tecidos vivos, com campos magnéticos. 

As máquinas são grandes ímãs em formato de tubo onde o paciente fica deitado em uma maca e deve permanecer imóvel durante todo o exame.

Quando uma pessoa é colocada no scanner de RM, ela é exposta a um poderoso campo magnético e pulsos de radiofrequência, que perturbam esse alinhamento momentâneo dos prótons.

Ao cessar esses pulsos, os prótons realinham-se, liberando energia em forma de sinais detectados pelos sensores do aparelho de RM, com os quais um computador cria imagens tridimensionais e detalhadas das estruturas internas do corpo.

Preparo para ressonância magnética

O preparo para uma ressonância magnética (RM) varia dependendo da parte do corpo a ser examinada e das instruções específicas do médico. 

De forma geral, é necessário remover qualquer objeto metálico do corpo, como joias, relógios, óculos, grampos de cabelo e piercings, devido à interação do campo magnético da RM que pode causar distorções nas imagens.

Informe seu médico e ao técnico do laboratório sobre quaisquer condições médicas existentes, alergias, histórico de cirurgias, presença de dispositivos médicos (como marcapassos ou clipes metálicos), e se estiver grávida. 

Em casos de uso de contraste intravenoso (gadolínio), pode ser necessário jejuar por algumas horas antes do exame.

Tipos de ressonância magnética

A ressonância magnética é utilizada para avaliar diversas condições em várias partes do corpo, como cérebro, coluna, sistema musculoesquelético, órgãos abdominais e estruturas cardíacas, cada uma com protocolos específicos para maximizar a precisão diagnóstica.

Doenças detectáveis por ressonância magnética

A ressonância é capaz de detectar uma variedade de condições médicas em diferentes áreas, como neurológicas, musculoesqueléticas, cardíacas e abdominais, oferecendo uma visão detalhada e possibilitando diagnósticos precoces e tratamentos adequados.

Agende sua ressonância magnética no Labs a+

A ressonância magnética precisa ser previamente agendada. Se você deseja realizar o exame de ressonância magnética no Rio de Janeiro, pode realizar o agendamento online clicando em "Agendar exames e vacinas" ou entre em contato com a Central de Atendimento do Labs a+.


30/04/24

30 de abril de 2024

Compartilhar:

Últimas Notícias

    Ver todas as notícias